Há 26 anos, Dalton Lemos Mendes viu flores no horizonte. Desde pré-adolescente, ele trabalhava no ramo. Aos 20 anos, sentiu que era o momento de investir no próprio negócio, junto com os dois irmãos. Hoje, aos 46 anos, ele vê a produção de flores, uma das mais importantes do país, ganhar um novo aliado: o PERFYL, da BRAVYA Fertilizantes.

Dalton trabalha com flores desde jovem

Dalton começou a trabalhar cedo pela necessidade de ajudar a família, enchendo saquinhos de terra para o plantio de flores. Aprendeu e adquiriu experiência no manejo de diferentes espécies, até iniciar um negócio que abastece o setor de atacado, que depois fornecerá produtos a espaços sofisticados de decoração.

O empreendimento em Atibaia-SP tem 3,5 hectares de área produtiva, 15 funcionários e uma produção de meio milhão de unidades de flores. Uma estrutura robusta para dar conta de todo o processo produtivo. “Tudo que é produzido e envolve o processo de produção de uma roseira está dentro do sítio para evitar contaminação”, conta.

Há flores por todos os lados. Dalton trabalha apenas com rosas, que comportam diversas espécies, como min-irosa, rosa-jardim e rosas-arbustivas. Ele cultiva 70 variedades diferentes, escolhidas pela produtividade e resistência.

Cultivar flores é uma atividade extremamente técnica, com coleta e acompanhamento constante de dados como qualidade da água e do solo. O cultivo requer cuidar diários e irrigação constante. O desafio principal é manter a produtividade com qualidade. “É preciso mão-de-obra qualificada, o que exige no mínimo 36 meses de formação”, diz.

As carências da planta mudam de acordo com o estágio de desenvolvimento. E até mesmo conforme a cor. “As flores brancas têm maior necessidade de cálcio; as vermelhas, de magnésio”, exemplifica.

Roberto Nishida, proprietário e parceiro da Agro Aliança, ao lado do RTV Thiago Chaves. Ao centro, o responsável pelo setor de Inteligência de Mercado da BRAVYA, Laercio Nakamura

Cuidar do solo

Em uma atividade extremamente técnica, cuidar do solo se torna fundamental.

“Isso interfere no desenvolvimento da planta. Precisamos estimular a planta a comer, através do processo de maior enraizamento, uma vez que as plantam se alimentam, sobretudo, pela raiz”.

Dalton, produtor de flores

Importante aliado

Dalton descobriu recentemente um importante aliado na tarefa de propiciar um melhor enraizamento para as plantas e, assim, propiciar melhor absorção de nutrientes e desenvolvimento. Trata-se do PERFYL, da BRVYA Fertilizantes.

“O produto conseguiu potencializar o processo de enraizamento em tempo curto. Dessa forma, a planta come mais e absorve melhor a água, favorecendo todo o processo de desenvolvimento”.

Ele ainda destaca outro fator positivo do PERFYL: a fácil digestibilidade pela planta.

Resultados poderosos nas flores

Mercado

Um dos segmentos importantes que o empreendimento abastece é o de paisagismo. “Esse mercado abrange a construção civil, empreendimentos que precisam de entrega de projeto de área verde e o desenvolvimento de variedades de cores específicas sob encomenda’.

O PERFYL

O PERFYL é a combinação perfeita de Cálcio, Magnésio e Enxofre (S-Sulfato); Tem alta performance na fertilização corretiva do solo, e também é recomendado para correção do perfil de solo. É um ativador de hormônios de crescimento e desenvolvimento e auxilia na repelência natural de nematoide. Contribui para alta produção de fotossíntese, substituindo o gesso agrícola.

O gerente regional da BRAVYA em SP, Alvaro Arnold

Fotos: Alvaro Arnold

Compartilhar
EnglishPortugueseSpanish