Há dois anos, os irmãos Jonas e Matheus Sipriani iniciaram uma transformação em suas propriedades em Itupuranga-SC.
Os produtores investiram em produtos BRAVYA para dar o equilíbrio necessário a uma cultura exigente, a cebola.
A segunda colheita pós utilização de BRAVYA já está em andamento. E os resultados surpreendem. “Estão bem de acordo com o que a gente precisa”, resume Matheus, 27 anos.
Produtos BRAVYA
A recuperação da propriedade de Matheus começou com a correção de solo, após análises feitas em parceria com a Agrosolo. A área recebeu o ENERGYA (1 tonelada por hectare e PERFYL 500 kg/ha, mesma dosagem utilizada nas duas safras).
A partir deste ano, o investimento aumentou, com mais três produtos BRAVYA na adubação: BIOATYVOFÓS, NYTROFORTE e ATYVO KS 42.
Em maio, a área recebeu 1.000 Kg/ha do BIOATYVOFÓS. Depois, mais três aplicações de NYTROFORTE (240 Kg/ha) e ATYVO KS (300 Kg/ha), divididas entre agosto, setembro e final de outubro.
Equilíbrio
Tudo para deixar a cebola com o perfeito equilíbrio para a safra que se inicia, mesmo com os percalços climáticos. “A cebola precisa de adubação mais devagar. Se não pega muito [nutrientes] em uma época e depois falta”.
Essa é só uma das particularidades da cebola. E são muitas, conforme o produtor.
“Não é uma cultura que nem milho e soja. Ela é bem mais exigente com adubação, necessitando principalmente de fósforo, nitrogênio e muito cálcio, o que normalmente é difícil aumentar”.
Matheus Sipriani, agricultor
Mas aumentou. Com a utilização dos produtos BRAVYA, o produtor conseguiu elevar em 70% o nível de cálcio. E cerca de 50% os níveis de fósforo.
Região
O produtor está inserido numa região em que a cebola é a principal cultura. Matheus destaca que a cultura necessita que sejam feitos investimentos em insumos de primeira qualidade. “O nosso clima é chato. Se não investir pode perder. Muita gente perde a safra por não investir. Mas tem que investir na coisa certa e na hora certa. E aí o retorno vem na produção”.
Os resultados positivos observados com a BRAVYA foram expostos em Dia de Campo organizado pela Agrosolo, no dia 12 de novembro. “Teve bons resultados e os produtores vizinhos aderiram”.
Segundo ele, o principal encantamento dos produtores se deu com os corretivos da BRAVYA.
“A vantagem é não precisar mais fazer o uso do calcário. O calcário tira da rocha, mas não tem análise da qualidade do produto. Pode ter mais ou menos cálcio. E quando temos um produto que sabemos que tem com certeza determinada porcentagem, como os produtos da BRAVYA, faz toda a diferença”.
Matheus Sipriani
Jonas
O irmão de Matheus, o produtor rural Jonas, 31 anos, tem uma propriedade vizinha, com cerca de 8 hectares. Ele enfatiza que a utilização de produtos BRAVYA está dando resultado.
“É muito positivo, pois a quantidade de produto a ser utilizada é bem menor que o calcário. É mais fácil aplicar”.
Jonas Sipriani, agricultor
Jonas afirma que na cultura da cebola tudo precisa estar 100% redondinho. “É uma cultura difícil, com predisposição a doenças. Precisa ter uma boa fertilidade do solo, pois senão a cebola perde bastante”.
Crescimento
Por tudo isso, a presença da BRAVYA na região cresce, conforme o Engenheiro Agrônomo e Gerente Regional Cezar Brenner. “A BRAVYA está se fortalecendo cada vez mais na região na cultura da cebola. Os resultados na região são excelentes”.