Com produtos de alta tecnologia e excelentes resultados agronômicos no campo, a presença da BRAVYA no mercado de fertilizantes cresce a cada ano. A expectativa para 2021 é que as vendas atinjam mais de 100 mil toneladas. Crescimento que se deve também a outros fatores fundamentais no segmento de fertilidade do solo: o conhecimento técnico da equipe BRAVYA, a logística e a política comercial.
Todos os representantes de vendas da BRAVYA têm formação técnica e experiência com fertilizantes. São características que a empresa não abre mão, conforme o Diretor Comercial e Técnico da BRAVYA, o Engenheiro Agrônomo Grimaldo Furtado. “A Bravya é uma empresa com perfil técnico muito forte. Com certeza, somos a empresa que mais tem expertise em fertilidade de solo”.
Conforme Grimaldo Furtado, o conhecimento técnico é fundamental no segmento e faz a diferença nos resultados obtidos pelos produtores. “O consultor técnico comercial tem de ser preparado, pois trabalhamos com foco na análise de solo. O produtor quer um consultor que leve soluções. Muito se fala, mas pouco se conhece sobre o mercado de fertilidade no Brasil. Então, quando você tem conhecimento e sabe do que está falando, o mercado quer te ouvir”.
O trabalho da BRAVYA é realizado em cima de recomendações técnicas. Para isso, é preciso saber interpretar análises de solo, o que exige conhecimento e experiência. “Tem de fazer a recomendação certa, com produto e dosagem corretos, bem como propor a melhor forma de aplicação e o momento propício”.
Logística e política comercial
Na logística, a BRAVYA tem como diferencial a capacidade de fabricação e de carregamento. “Conseguimos entregar o produto quando produtor precisa. O período de maior consumo é entre julho e outubro. É nesse período que o produtor precisa do produto. Não adianta ter produto em janeiro, mas não ter em agosto. É preciso fabricar, carregar e entregar, o que conseguimos garantir de maneira eficiente”.
Grimaldo destaca que o segmento de fertilizantes precisa ser ágil, pois nem revendas nem produtores tem condições de armazenar grandes quantidades de produtos. “A armazenagem é sobre quatro rodas, e neste quesito a BRAVYA tem um grande diferencial, trabalhamos com um estoque rotativo de 10.000 toneladas. É produção, caminhão e entrega. A logística tem que funcionar muito bem, e não dá para ter margem de erro”.
Já a política comercial contempla distribuição exclusiva, garantia de margem e um grande apoio aos canais distribuidores. “Prezamos pelo bom relacionamento. Buscamos sempre estar próximos dos nossos canais distribuidores. Isso é um ativo importante que fornecemos”.