Primavera do Leste é uma força agrícola. O município consta na lista dos 10 novos polos do agro no Brasil da Revista Exame. Isso porque Primavera do Leste tem empresas multinacionais e está entre está entre os campeões de produção de soja, milho e algodão. O município também possui três universidades.
Primavera do Leste possui 547 mil hectares destinados à agricultura, sendo 300 mil hectares dedicado à produção de soja, 180 mil hectares de produção de milho e entre 70 mil e 80 mil hectares de algodão, feijão e outras culturas.
A BRAVYA está presente em Primavera do Leste, oferecendo produtores inovadores para correção e fertilização de solo, contribuindo para resultados ainda mais poderosos no campo. Nossa parceira na região é a Novo Horizonte. O nosso RTV (Representante Técnico de Vendas) na região é RAFAEL SARTORI (rafaelsartori@bravya.com.br/ (65) 99268-7117).
Mais sobre Primavera do Leste
O município tem 5.200 empresas instaladas no município, dos quais 12% são ligadas diretamente ao agronegócio. Do total de empregos gerados em 2021 na cidade, 25% foram na área do agro.
Conforme o site da prefeitura de Primavera do Leste, o agro representa 17% da economia de Primavera do Leste, no que tange ao volume relativo à produção primária, grãos e pecuária. Entretanto, quando avaliada a indústria da transformação tendo como matéria-prima os produtos da agricultura, esse impacto pode dobrar, agregando valor à produção sob a ótica de verticalização industrial.
A agricultura primaverense teve início na década de 1970, quando produtores, em sua maioria, oriundos da região Sul, desbravaram o cerrado do Centro-Oeste, abrindo áreas e produzindo inicialmente arroz e soja. O desenvolvimento do setor agrícola tem crescido muito nos últimos anos, e o que eram apenas duas culturas no passado, hoje, deu espaço a dezenas de comodities e diversificação da produção na área industrial.
Em 2020, o Estado de Mato Grosso exportou, somente em soja, 22,305 milhões de toneladas, o que corresponde um aumento de 10%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Quase 900.000 toneladas foram produzidas em Primavera do Leste, segundo dados do IBGE.
O agro move Primavera do Leste
- 15ª cidade mais rica do agronegócio
- R$ 2,3 bilhões é o valor da produção
- 3° lugar na lista de novos polos do agro (Revista Exame)
- 547 mil hectares destinados à agricultura
- 300 mil hectares de soja
- 180 mil hectares de milho
- 80 mil hectares de algodão, feijão e outras culturas
- 3 universidades
- 63.876 habitantes
Fontes: Revista Exame, IBGE, e Prefeitura de Primavera do Leste