Por: Guilherme Bittar
Senhores e senhores, apertem os cintos que vem muita velocidade pela frente. Com o tema na terra a gente planta e na terra a gente corre, Apucarana, no Paraná, recebe no dia 29 de janeiro as 100 milhas de KARTCROSS. E a BRAVYA Fertilizantes é parceira da competição.
Organizada pela APUKART e inserida no calendário nacional de automobilismo, as 100 milhas chega a sua segunda edição com a presença confirmada de 60 pilotos , na maioria produtores rurais, de estados como MT, MS, SP, GO, RS e PR.
A velocidade na terra é tradicional em Apucarana e disputada desde a década de 1980. A modalidade tem carros que lembram gaiolas e chegam a 130 Km/h – a sensação de velocidade, pelo fato de os pilotos ficarem praticamente grudados no chão, se aproxima dos 300 Km/h. Haja coração!
E haja braço para segurar as máquinas. Além de alta velocidade, os carros têm câmbio de seis marchas. No entanto, não contam com tecnologias avançadas como controle de tração. A direção é direta e é preciso ter força, reflexo e habilidade para segurar o kart na pista durante cerca de 3 horas.
Piloto
Fernando Welter de Moura é um dos pilotos que disputará as 100 milhas. Ele também é Engenheiro Agrônomo e atua na revenda AGRICOLA MK. A paixão por velocidade começou acompanhando as vitórias de Ayrton Senna.
“Uma vez por ano tinha corrida de kartcross. Um amigo tinha kart, comecei a praticar e estou desde os anos 2000 brincando de acelerar na terra”.
Fernando afirma que o automobilismo é o esporte individual mais coletivo possível, “pois é preciso ter equipe fazendo estratégia e mecânicos bons”. A modalidade traz desafios e exercita diferentes habilidades, segundo ele. “Somos desafiados a tomar inúmeras decisões. Numa volta de 1.000 metros, toma-se umas 50 decisões. Exercita muito a mente e o raciocínio rápido”.
E por ser na terra, a aventura aumenta. “A pista muda a cada momento. Antes da prova, é feita hidratação, o que deixa o traçado escorregadio. À medida que a prova avança, vai secando e começa a levantar poeira”.
Força agrícola de Apucarana
Apucarana é um polo agrícola, conforme Fernando.
“O nosso forte são os grãos. Somos um polo de alta tecnologia, com áreas tecnificadas e altas produtividades. É um polo do agronegócio muito próspero, com produtores que investem e têm boas produtividades. Além disso, clima é favorável”.
Programação – dia 29 de janeiro
▪ 9:00 treinos livres
▪ 10:00 treinos classificatórios;
▪ 11:30 almoço
▪ 13:30 solenidade de abertura – Hino Nacional
▪ 14:00 Largada;
▪ 17:00 Final da Corrida;
▪ 17:30 Solenidade de Premiação;
▪ 18:00 Confraternizaç