O crescimento da produção agrícola no Brasil deve continuar ocorrendo com base na produtividade. Isso pode ser visto através de várias evidências, conforme estudo do Ministério da Agricultura.

A BRAVYA segue atenta e se prepara para acompanhar essa expansão, aumentando a produção e aperfeiçoando ainda mais a logística.

A produtividade total dos fatores (PTF) projetada até 2030 deve continuar crescendo, porém à uma taxa mais baixa do que a anterior: no período, 1975-2019, o crescimento médio anual foi de 3,37%, e para 2030-2031, 1,55% ao ano. Até 2030, espera-se um avanço de 27% na produção de grãos.

A BRAVYA segue atenta e se prepara para acompanhar essa expansão, aumentando a produção e aperfeiçoando ainda mais a logística. “Dentro dessa realidade, o produtor vai estar mais rentabilizado e propenso a aumentar o investimento em novas tecnologias, como a aquisição de fertilizantes especiais de alta performance, que é o caso dos insumos produzidos pela BRAVYA”, afirma o sócio proprietário da BRAVYA, Alexandre Dupas.

Esse crescimento do agro e sua importância na economia brasileira representa uma enorme responsabilidade, salienta Dupas. “É desafiador e isso nos motiva a buscarmos as melhores práticas, a investir em logística, qualificar nosso quadro funcional, e também fazer com que nossos produtos ofereçam melhores performances”.

A expansão do agro já pode ser notada numa maior busca por fertilizantes. Dados da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) indicam crescimento de de 20% na aquisição de produtos este ano.

Lavouras

A área plantada com lavouras deve passar de 82,0 milhões de hectares em 2020/21 para 93,3 milhões em 2030/31. Um acréscimo de 11,3 milhões de hectares. Essa expansão está concentrada em soja, mais 10,3 milhões de hectares, cana-de-açúcar, mais 1,0 milhão, e milho segunda safra, 5,0 milhões de hectares.

Totalizam as três 16,5 milhões de hectares adicionais. Algumas lavouras, como mandioca, café, arroz, laranja e feijão, devem perder área, mas a redução será compensada por 87 Projeções do Agronegócio – Brasil 2020/21 a 2030/2031 Projeções do Agronegócio – Brasil 2020/21 a 2030/2031 ganhos de produtividade. Sendo que a área do território é de 851,49 milhões de hectares, a área de lavouras ocupa atualmente, 9,6% do espaço territorial.

As regiões Centro-Oeste e Norte são as que deverão ter os maiores aumentos de produção e área. Entre os estados do Norte, Tocantins e Rondônia deverão liderar a expansão da produção. A expansão de área de soja e cana-de-açúcar deverá ocorrer pela incorporação de áreas novas, áreas de pastagens naturais e também pela substituição de outras lavouras que deverão ceder área.

O Censo Agropecuário 2017, dá uma indicação como isso deve acontecer, ao mostrar a expansão de áreas de lavouras temporárias em terras de pastagens naturais. A área de milho 2ª safra deve expandir-se sobre áreas liberadas pela soja, no sistema de plantio direto. milho e soja deverão sofrer uma pressão devido ao seu uso crescente como culturas relevantes para produção de biocombustíveis – biodiesel e etanol de milho.

Compartilhar
EnglishPortugueseSpanish