Nas terras de Carmo de Minas e Soledade, em Minas Gerais, o agricultor Henrique Ribeiro de Souza, 49, cultiva um café padrão super premium, um dos melhores do Brasil, com pontuação na casa dos 88.
Mas o solo da propriedade, para manter a alta qualidade, precisava passar por uma correção, aumentando a carga dos nutrientes como cálcio e magnésio no solo.
Henrique já vinha tentando alternativas ao calcário. Passou a usar outros corretivos, mas o resultado não foi dentro do esperado. Então, há três anos, ele teve contato com os produtos da BRAVYA Fertilizantes, através da Agro Fert.
Inicialmente, fez um teste, usando MAGNÍFYCO em pequenas áreas. O resultado foi tão bom que no ano seguinte ele resolveu utilizar o produto em 100% da propriedade. “Escolhi áreas que estavam com pH baixo e vi que a diferença foi muito grande em relação aos outros produtos. Me arrependi de não ter usado antes”.
Henrique ainda aguarda as análises de solo, que devem sair nas próximas semanas, mas diz que visualmente o cafezal teve vigor, enraizamento e apresenta frutos sadios. A colheita dos cerca de 140 mil pés de café, divididos entre Carmo de Minas e Soledade, já começou e traz otimismo. “Estamos vindo de estiagem muito grande, mesmo assim a calagem, através do MAGNÍFYCO, teve sucesso”.
O produtor destaca a ação rápida do MAGNÍFYCO e a fácil aplicação. “Como ele é granulado, ajuda demais. O espalhamento dele no solo fica uniforme”.
Para manter o nível da produção, Henrique sabe que é preciso investir em todas as etapas do ciclo. “O pós-colheita também é muito importante. Tem que saber fazer a secagem, com manejo adequado, para não estragar o café”. O próximo investimento será a utilização dos produtos da linha FAP da BRAVYA Fertilizantes, de alta performance, para corrigir o nível de fósforo no solo.
Nesta parceria de sucesso, o produtor destaca a atuação da BRAVYA desde o atendimento até a finalização da compra. “Tive contato direto com o proprietário, o Grimaldo Furtado [Diretor Técnico e Comercial da BRAVYA Fertilizantes]. Conversamos pessoalmente e vi que tinha fundamento aquilo que ele falava. Isso me deu confiança para investir no produto”. Ele diz que a aquisição dos produtos foi facilitada, através da linha de crédito oferecida pela BRAVYA Fertilizantes. “Não tive que desembolsar capital, podendo pagar após a colheita”.
Paralelo ao café, Henrique cultiva milho, onde também utilizou MAGNÍFYCO. Nas duas áreas, as raízes crescem poderosas, ainda que o tempo possa trazer percalços. “Produtor tem empresa a céu aberto. Tem que pegar na mão de São Pedro. Ter coragem e esperança”.
Produtos BRAVYA x produtos padrão
O Responsável Técnico de Vendas da BRAVYA Fertilizantes, o Engenheiro Agrônomo Luciano Godoi dos Santos, afirma que os produtos BRAVYA são muito superiores a produtos convencionais como calcários. “É muito superior. Os outros não vão corrigir a acidez potencial de íons de hidrogênio. Os produtos da BRAVYA neutralizam alumínio, aumentam CTC e melhoram a saturação de base, pois utilizam tecnologia ALLBIOMOL (nanopartículas) e possuem base química forte”.